Bolachas

Bolachas: Sim ou Não?

Hoje em dia, quando vamos a um supermercado e passamos no corredor das bolachas, existe uma enormidade de opções, com vários tamanhos, feitios, sabores e texturas.
Será que as bolachas são todas iguais? Será que são melhores que o pão? Será que são “mais saudáveis”?

Tentamos responder a todas estas questões neste artigo dedicado exclusivamente às bolachas. 🍪


Composição Nutricional das Bolachas

A maioria das bolachas comercializadas nas grandes superfícies são ricas em açúcar e farinhas refinadas. Este excesso de açúcar causa uma rápida subida na glicémia sanguínea (hiperglicemia), seguida de uma baixa repentina na glicémia (hipoglicemia), que se traduz em sensações de fome, mal-estar e de maior apetência para doces. Além da elevada concentração de açúcares, as bolachas (maioritariamente) são também ricas em gorduras saturadas e trans, que contribuem para a formação de doenças cardiovasculares.

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Analisemos a lista de ingredientes das famosas bolachas digestivas com cobertura de chocolate, tidas como “saudáveis” e como uma fonte de fibra:

 


Bolacha Digestiva com cobertura de chocolate
:  Farinha de trigo integral, cobertura de chocolate de leite (açúcar, manteiga de cacau, pasta de cacau, leite em pó, soro de leite em pó, emulsionante e aromas), matéria gorda vegetal de palma, açúcar, xarope de glicose-frutose (que é como quem diz: mais açúcar), levedantes e sal.

A lista de ingredientes de um produto diz muito sobre ele. Os ingredientes estão colocados por ordem decrescente, sendo que os três primeiros são os que estão em maior quantidade. Se analisarmos os rótulos da maioria das bolachas, o primeiro ingrediente que encontramos é, efetivamente, um cereal, mas o segundo e o terceiro ingredientes são, normalmente, uma fonte de gordura e açúcar, independentemente da sua ordem.

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Existem alternativas saudáveis?

 

 

Sim, existem bolachas que podemos considerar saudáveis e que, pontualmente, podem substituir o pão. Sugerimos duas alternativas:

– Bolachas de Arroz ou de Milho;

– Bolachas Marinheiras;

Qualquer uma das duas alternativas de bolachas não tem açúcares adicionados, assim como gorduras saturadas ou trans.

Acima de tudo, quando entramos no corredor das bolachas nas grandes superfícies comerciais, devemos, antes de mais, prestar atenção à lista de ingredientes e à informação nutricional contida no rótulo. Todos os meses são lançados novos produtos, todos com diferentes alegações nutricionais que nem sempre correspondem à informação nutricional.

Por esta razão – entre outras – é bom lembrar que devemos sempre ler os rótulos!

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Post Author: Diogo Ventura