Beta-Alanina Treino Fadiga

Beta-Alanina, Treino e Fadiga

A Beta-Alanina (ou β-alanina) é um aminoácido não essencial, produzido endogenamente no fígado, mas também pode ser obtido através do consumo regular de alimentos como o peixe e a carne, ou através de suplementos.

 

Este aminoácido é percursor da Carnosina (β-Alanil-L-histidina) e está demonstrado que a suplementação com Beta-Alanina conduz a um aumento dos níveis intramusculares de Carnosina.

A Carnosina é um dipéptido (formado pela combinação dos seus aminoácidos constituintes, L-histidina e Beta-Alanina) que se encontra no tecido muscular e que desempenha um importante papel na regulação do pH intracelular, na proteção contra o dano oxidativo e na regulação da sensibilidade ao cálcio.

 

Nos treinos de alta intensidade são produzidos iões de hidrogénio que se vão acumulando e dificultam as contrações musculares, diminuindo o desempenho e causando fadiga e baixos níveis de força.

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A Carnosina atua como um tampão, neutralizando os resíduos metabólicos que se acumulam durante o esforço físico intenso, sobretudo entre 1-4 minutos de duração, restaurando a capacidade de contração muscular, o que faz com que seja possível fazer mais repetições, aumentar a carga e rentabilizar melhor o tempo de treino.

 

Sabe-se que níveis aumentados de Carnosina estão associados a uma diminuição da fadiga e a um aumento da performance em exercícios de alta intensidade, e que a ingestão de Beta-Alanina é essencial neste processo de aumento das reservas.

 

 

A suplementação com Beta-Alanina tem que ser pensada a longo prazo. Uma fase de carga (4 – 10 semanas) com 4 a 6g de Beta-Alanina diárias demonstrou aumentar significativamente as concentrações de Carnosina muscular, atuando assim como um tampão de pH intracelular. A combinação do consumo de Beta-Alanina com uma refeição, durante a fase de carga, também se mostrou eficaz para aumentar ainda mais os níveis de Carnosina muscular.

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A suplementação com Beta-Alanina parece ser segura em pessoas saudáveis ​​e nas doses recomendadas. O único efeito colateral relatado é a sensação de parestesia (formigueiro). Contudo, este efeito é passageiro, desaparecendo ao final de aproximadamente 60 minutos, e é totalmente inofensivo. Estudos indicam que essa sensação pode ser atenuada usando doses menores divididas ou usando uma fórmula de liberação prolongada.

Post Author: Diogo Ventura