Exercicio Alimentação Dieta e Obesidade

Dia Mundial do Combate à Obesidade


Hoje, dia 11 de outubro, assinala-se o Dia Mundial do Combate à Obesidade, e debruçamo-nos sobre o assunto na nossa Dica de Nutrição.

A Obesidade é considerada a doença do século XXI, fazendo parte do dia-a-dia de milhões de pessoas em todo o Mundo. Em Portugal, estima-se que mais de metade da população adulta tenha excesso de peso e que 1 em cada 3 crianças se encontre na mesma condição. Dados os números alarmantes e as potenciais implicações dos mesmos, torna-se urgente procurar soluções e caminhos alternativos mais saudáveis que possam contrariar esta tendência.

O combate à Obesidade é uma necessidade crescente nas sociedades modernas e tem lugar não apenas no Ginásio ou à mesa, mas também nas pequenas ações e atitudes do quotidiano, que acabam por ter impacto e resultados a curto, médio e longo prazo.

A prática regular de exercício físico é sem dúvida fundamental para o combate à Obesidade, assim como a combinação de diferentes exercícios, com diferentes focos e objetivos. Os treinos de Cardio e Musculação permitem eliminar o excesso de calorias consumido e posteriormente a gordura acumulada, promovendo o desenvolvimento muscular e a mobilidade, além do bem-estar e da auto-estima, reduzindo o stress e contribuindo para um melhor funcionamento do organismo e dos vários sistemas que o compõem.

 

Exercício - Dia Mundial do Combate à Obesidade


A alimentação assume um papel igualmente importante no combate à Obesidade
, tendo em conta que os componentes dos alimentos que ingerimos acabam por ser processados ou absorvidos pelo organismo, tendo implicações positivas ou negativas, não só em termos de aumento de peso e Obesidade, mas também de outras complicações de saúde, como elevados níveis de colesterol, diabetes ou hipertensão. Uma alimentação equilibrada, composta pelos alimentos certos e rica em água é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos e para o controlo do peso e das massas gorda e muscular.

 

Alimentação - Dia Mundial do Combate à Obesidade


Em termos gerais, na luta contra a Obesidade, não podemos ignorar o poder da informação e do conhecimento no que toca a hábitos de vida saudáveis, à composição nutricional dos alimentos e ao equilíbrio entre o consumo e o gasto de energia. É preciso saber e agir, porque estarmos bem informados é o primeiro passo para tomarmos melhores decisões.

Post Author: Diogo Ventura