Pão

O Pão na Alimentação

No dia 16 de outubro, celebramos simultaneamente o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão. Dois elementos fortemente ligados, em especial no que toca à Gastronomia portuguesa, na qual – como se diz e canta popularmente – “pão e vinho sobre a mesa” fazem de cada casa uma casa portuguesa.

Ainda assim, o impacto que o pão tem na alimentação e no dia-a-dia das pessoas é cada vez maior. Seja pela preocupação com o glúten ou pela redução de hidratos de carbono na alimentação, este é um alimento cada vez mais repensado.

 

Pão branco

Embora, atualmente, o pão branco seja confeccionado com farinha refinada enriquecida com ferro e ácido fólico, continua a não estar equiparado ao escuro ou de cereais em termos nutricionais. Por outro lado, pode conter ingredientes nocivos como açúcares, conservantes e gordura vegetal.

É o processamento que lhe confere o aspeto liso e apelativo que nos alicia no ato da compra. No entanto, conduz à perda de diversos componentes como fibras, minerais e vitaminas. Em adição, transforma-o num hidrato de carbono simples, tornando rápida a absorção pelo organismo e gerando picos de glicose no sangue.

Decorrente ainda do consumo de pão branco, a glicose é armazenada no corpo sob a forma de gordura. Esta acumula-se sobretudo no abdómen, nas coxas e na anca, contribuindo para o aumento de peso. Outra desvantagem aqui associada é a sua difícil digestão por parte do organismo. Esta desencadeia, por exemplo, alergias e intolerância ao glúten.

 

Pão

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Pão integral

Em contrapartida, o pão integral contém cereais integrais e nutrientes que auxiliam no controlo do peso. Além disso, contribuem para um menor risco de Obesidade, doenças cardiovasculares, Diabetes tipo 2 e determinados tipos de cancro. Graças ao seu elevado teor de fibras, a versão integral reduz igualmente os níveis de colesterol no sangue. Uma valência que podemos encontrar sobretudo no pão de centeio.

Dentro dos pães integrais, encontramos ainda um vasto leque de opções e variedades disponíveis. Em lista, temos de centeio, de trigo integral, escuro, multicereais, de linhaça e de farelos de aveia, entre outros.

O grupo dos cereais, no qual estes pães estão incluídos, representa a maior fatia da Roda dos Alimentos. Nesse sentido, é recomendado um consumo diário a rondar as 7 porções. Em virtude dos teores de fibras, vitaminas e hidratos de carbono complexos, contribui para uma sensação de saciedade e satisfação.

Em suma, a semelhança da maior parte dos alimentos, o pão não precisa (nem deve) de ser eliminado da dieta ou dos hábitos alimentares. A principal e mais benéfica alteração a fazer neste caso passa pela quantidade e pela variedade que escolhemos consumir.

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Post Author: Diogo Ventura