A Abóbora e o Halloween

A Abóbora e o Halloween

De porta em porta ou em festas temáticas, crianças e adultos em todo o Mundo saem à rua na noite de 31 de outubro, com disfarces criativos e máscaras assustadoras, para celebrar o Halloween, um fenómeno com centenas de anos e constantemente reinventado, que assume cada vez mais expressividade em Portugal.

Vampiros, bruxas ou fantasmas; m√ļmias, fadas ou feiticeiros. O Halloween √© feito de fantasias e refer√™ncias ao imagin√°rio mais m√°gico e assustador, mas um dos s√≠mbolos mais iminentes da Noite das Bruxas √©, sem d√ļvida, a ab√≥bora decorada e iluminada, que habitualmente enfeita cozinhas, salas, sal√Ķes ou entradas. E, porque √© da ab√≥bora que falamos nesta Dica de Nutri√ß√£o, fomos investigar o porqu√™ de estar associada ao Halloween.

 

ūüéÉ A Ab√≥bora no Halloween ūüéÉ

Segundo consta, a hist√≥ria da Ab√≥bora iluminada, que habitualmente vemos no Halloween, remonta a celebra√ß√Ķes celtas na Irlanda, nas quais era h√°bito acender velas dentro de nabos, para afugentar e espantar os esp√≠ritos malignos durante o Samhain, que assinalava o final do ver√£o e a passagem para o outono.

Por outro lado, o termo Jack O‚ÄôLantern, atualmente empregue para descrever as conhecidas ab√≥boras trabalhadas para as decora√ß√Ķes de Halloween, tem origem na lenda de Jack, um homem que tantas vezes fugiu ao inferno enganando o Diabo que, quando morreu, viu-lhe negada a entrada tanto no c√©u como no inferno, continuando em terra como uma alma penada, que vagueava iluminada por um nabo com uma vela.

Quando a tradi√ß√£o irlandesa bateu √† porta dos Estados Unidos – onde, como sabemos, o Halloween tem bastante impacto e expressividade – os nabos foram substitu√≠dos por ab√≥boras, dada a abund√Ęncia da mesma pelas terras norte-americanas, e o costume passou a estar associado ao dia 31 de outubro, v√©spera do Dia de Todos os Santos, o All Hallows Even.

 

A História da Abóbora

 

ūüéÉ A Ab√≥bora na Cozinha ūüéÉ

A abóbora é uma excelente opção a incluir nas suas receitas e uma das primeiras escolhas no momento de fazer alguns cozinhados, nomeadamente sopas.

A nível nutricional, a abóbora é uma excelente fonte de Ferro, Cálcio e Magnésio, assim como de Vitaminas A e C, contribuindo a primeira para uma melhor e mais saudável visão, e de Caroteno (beta-Caroteno), que fornece fortes componentes antioxidantes. Em 100g de abóbora, podemos encontrar 1,2g de Hidratos de Carbono e 0,3g de Proteína, para além de um baixo valor energético, de apenas 9 kcal por 100g.

A abóbora cozida, como a que encontramos nas sopas, é também uma boa fonte nutricional e de hidratação, visto ter um teor de água a rondar os 87%, assim como um elevado teor de fibra, que contribui para uma sensação de saciedade e reduz o apetite.

Para além disso, a abóbora assegura bloqueadores de recetores de certas hormonas associadas ao cancro.

 

ūüéÉ Receita de Doce de Ab√≥bora ūüéÉ

Além dos disfarces, das máscaras e dos sustos, entre no verdadeiro espírito de Halloween com esta sugestão para um Doce de Abóbora saudável:

ūüďĚIngredientes:

  • 300 gr de Ab√≥bora (aos cubos)
  • 4 colheres (de sopa) de stevia
  • 1 pau de canela
  • 1 colher (de ch√°) de cravinho
  • 1 L de √°gua

‚Ź≤Prepara√ß√£o:

  • Deixe de molho os cubos de ab√≥bora durante 20 minutos;
  • Demolhe os cubos de ab√≥bora durante 20 minutos;
  • Coloque 1L de √°gua numa panela e adicione-lhe o pau de canela, o cravinho e a stevia;
  • Deixe ferver;
  • Adicione os cubos de ab√≥bora e deixe cozinhar em lume brando por cerca de 40 minutos;
  • Retire o pau de canela e sirva frio, depois de o Doce arrefecer.

Celebre o Halloween juntando o √ļtil ao agrad√°vel: decore a ab√≥bora de forma assustadora e aproveite o recheio para fazer um delicioso Doce de Ab√≥bora‚Ķ

 

Abóbora de Halloween


Uma ideia assustadoramente boa, n√£o concorda? ūüėč ūüéÉ

Post Author: Diogo Ventura