Sanduíches

Sanduíches

A celebrar o Dia da Sandu√≠che, partilhamos na Dica de Nutri√ß√£o cinco deliciosas e saud√°veis sugest√Ķes de Sandu√≠ches, que pode incluir na dieta e no plano alimentar, para qualquer altura do dia.

 

ūüí¨ ‚ÄúSandes‚ÄĚ, ‚ÄúSandu√≠che‚ÄĚ ou ‚ÄúSandwich‚ÄĚ? ūüí¨


O termo (em português) Sanduíche, abreviado para Sandes
, está associado a uma refeição (ou parte de uma refeição) composta por dois pedaços de pão que envolvem um ou mais condimentos ou até um recheio interior. A sanduíche é uma opção alimentar rudimentar, que remonta à época antes de Cristo, mas que herdou o nome Sandwich na segunda metade do século XVIII, pela mão do Conde inglês John Montagu, da localidade de Sandwich, que, de tão adepto do formato e da sua simplicidade, acabou por lhe dar popularidade e, consequentemente, um nome que permanece até hoje.

 

ūüćě Sandu√≠ches para todos os gostos ūüćě

 

As sandu√≠ches podem ser op√ß√Ķes v√°lidas e saud√°veis para v√°rias ocasi√Ķes do dia, como o pequeno-almo√ßo e o lanche ou como complemento a uma sopa ou salada, desde que preparadas de forma correta e com os elementos certos. Da mesma forma que o recheio da sandu√≠che pode variar, tamb√©m o tipo de p√£o utilizado pode ser diferente; desta forma, recomendamos os p√£es de padaria, preferencialmente integrais, com cereais ou de centeio, evitando os p√£es de forma e o p√£o branco. Recorde o nosso artigo sobre P√£o, para conferir quais os tipos de p√£o mais adequados a utilizar nas suas sandu√≠ches.

 

ūüćÖ Sandu√≠che Italiana ūüćÖ

Queijo Fresco Magro
Tomate
Alface
Orégãos


Na Sanduíche Italiana, encontra uma sugestão fresca e leve, composta por alimentos simples que se envolvem de forma deliciosa. O Queijo Fresco oferece uma fonte equilibrada de proteína, que, conjugada com o Tomate, um fruto rico em água e nutrientes, e com os Orégãos, torna esta sanduíche numa opção completa e refrescante.

 

ūüćĻ Sandu√≠che Tropical ūüćĻ

Abacate (aos pedaços)
Tomate
Cebola
Peito de Peru Fumado
Molho Vinagrete


Verde, vermelho e muitos tons e sabores comp√Ķem a Sandu√≠che Tropical, uma op√ß√£o que combina os benef√≠cios da Cebola e do Tomate com o poder do Abacate e dos seus √≥leos naturais, n√£o esquecendo a prote√≠na do Peito de Peru Fumado. Como sugest√£o, pode optar por um molho vinagrete, para dar ainda mais sabor √† sua Sandu√≠che Tropical.

 

ūüĆŅ Sandu√≠che R√ļstica ūüĆŅ

Presunto (retirar gordura visível)
Queijo de Barrar Light
Alface
R√ļcula


Na prepara√ß√£o da Sandu√≠che R√ļstica, pode utilizar alimentos t√≠picos e tradicionais da Cozinha portuguesa, como √© o caso das Prote√≠nas: Presunto e Queijo, e dos vegetais: Alface e R√ļcula. Gra√ßas √† sua constitui√ß√£o e composi√ß√£o, a Sandu√≠che R√ļstica √© uma op√ß√£o confortante e deliciosa.

 

ūüźü Sandu√≠che “√† beira-mar”  ūüźü

Atum
Ovo Cozido
Queijo de Cabra
Cenoura Ralada


O campo e o mar encontram-se na Sanduíche Campestre, uma opção bastante rica em proteína, que podemos encontrar no Ovo, no Queijo e no Atum, que ganha cor com a introdução da Cenoura Ralada e das respetivas vitaminas, servidas com um toque fresco e saboroso.

 

‚ú® Sandu√≠che Ex√≥tica ‚ú®

P√£o √Ārabe
Guacamole
Alface
Molho de Iogurte
Alm√īndega de Frango e Lim√£o


Para terminar este artigo sobre sandu√≠ches, opt√°mos por uma sugest√£o um pouco mais exc√™ntrica, que pode servir at√© em ocasi√Ķes mais especiais, como festas e almo√ßos em fam√≠lia ou entre amigos. A Sandu√≠che Ex√≥tica re√ļne, entre duas fatias de p√£o, iguarias e sabores de todo o Mundo. A Alm√īndega de Frango e Lim√£o, rica em prote√≠na, combina muito bem com o Molho de Iogurte e com o Guacamole. A Alface permite dar mais frescura √† sandu√≠che, sendo uma excelente e refrescante fonte de hidrata√ß√£o. Como sugest√£o, pode optar por P√£o √Ārabe para envolver todos os elementos.

 

Sanduíche

 

No Dia da Sandu√≠che (e n√£o s√≥!), prepare uma op√ß√£o diferente e partilhe estas sugest√Ķes com amigos ou familiares. As sandu√≠ches n√£o s√£o necessariamente pouco saud√°veis ou fracas em nutrientes nem muito cal√≥ricas ou ricas em gordura, basta escolher e equilibrar os elementos certos, nas quantidades certas‚Ķ e as op√ß√Ķes s√£o quase infinitas! ūüėč

Post Author: Diogo Ventura