Sanduíches

Sanduíches

Sanduíches para todos os gostos! Partilhamos na Dica de Nutrição cinco saudáveis e, sem dúvida, deliciosas sugestões de Sanduíches! Excelentes opções para incluir na dieta e no plano alimentar, para qualquer altura do dia.

 

💬 “Sandes”, “Sanduíche” ou “Sandwich”? 💬


O termo (em português) Sanduíche está associado a uma refeição ou parte de uma refeição composta por dois pedaços de pão que envolvem condimentos num recheio interior. A sanduíche é uma opção alimentar rudimentar, que remonta à época antes de Cristo.

Contudo, herdou o nome Sandwich na segunda metade do século XVIII, pela mão do Conde inglês John Montagu, da localidade de Sandwich. Adepto do formato e da simplicidade, o conde acabou por lhe dar popularidade e, consequentemente, um nome que permanece até hoje.

 

🍞 Sanduíches para todos os gostos 🍞

 

As sanduíches podem ser opções válidas e saudáveis para várias ocasiões do dia. Desde o pequeno-almoço ao lanche, passando por complemento a uma sopa ou salada. O importante é sobretudo que sejam preparadas de forma correta e com os elementos certos.

Da mesma forma que o recheio da sanduíche pode variar, também o tipo de pão utilizado pode ser diferente. Nesse sentido, recomendamos os pães de padaria, principalmente integrais, com cereais ou de centeio, evitando os pães de forma e o pão branco. Recorde o nosso artigo sobre Pão, para que possa conferir quais os tipos de pão mais adequados a utilizar nas suas sanduíches.

 

🍅 Sanduíche Italiana 🍅

Queijo Fresco Magro
Tomate
Alface
Orégãos


Na Sanduíche Italiana, encontra uma sugestão fresca e leve, composta ainda por alimentos que se envolvem de forma deliciosa. Em primeiro lugar, temos o queijo fresco, que oferece uma fonte equilibrada de proteína. Em segundo lugar, o tomate, rico em água e nutrientes, e os Orégãos, que tornam esta sanduíche numa opção completa e refrescante.

Espreite também:  Chia - 7 Super Nutrientes da Semente

🍹 Sanduíche Tropical 🍹

Abacate (aos pedaços)
Tomate
Cebola
Peito de Peru Fumado
Molho Vinagrete


Verde, vermelho e muitos tons e sabores compõem a Sanduíche Tropical. Esta opção combina assim os benefícios da cebola e do tomate com o poder do abacate e dos seus óleos naturais. Com efeito, não podemos esquecer a proteína do peito de peru fumado. Pode optar, como sugestão, por um molho vinagrete, de forma a dar ainda mais sabor à sua Sanduíche Tropical.

 

🌿 Sanduíche Rústica 🌿

Presunto (retirar gordura visível)
Queijo de Barrar Light
Alface
Rúcula


Na preparação da Sanduíche Rústica, encontrará decerto alimentos típicos e tradicionais da Cozinha portuguesa. Aqui incluímos, por exemplo, as proteínas, presunto e queijo, e os vegetais, alface e rúcula. Graças à sua composição, a Sanduíche Rústica é igualmente uma opção confortante e deliciosa.

 

🐟 Sanduíche “à beira-mar”  🐟

Atum
Ovo Cozido
Queijo de Cabra
Cenoura Ralada


O campo e o mar encontram-se inesperadamente na Sanduíche Campestre. Rica em proteína, graças ao ovo, ao queijo e ao atum, ganha cor com a introdução da cenoura ralada e das respetivas vitaminas. Uma sugestão com um toque fresco e saboroso.

 

✨ Sanduíche Exótica ✨

Pão Árabe
Guacamole
Alface
Molho de Iogurte
Almôndega de Frango e Limão


Por fim, encerramos este capítulo sobre sanduíches. Assim sendo, optámos por uma sugestão que pode servir em ocasiões mais especiais como festas e almoços entre amigos. A Sanduíche Exótica reúne, entre duas fatias de pão, iguarias e sabores de todo o mundo.

A almôndega de frango e limão, rica em proteína, combina muito bem com o molho de iogurte e com o guacamole. A alface permite dar mais frescura à sanduíche, sendo uma excelente e refrescante fonte de hidratação. Como sugestão, pode optar por pão árabe para envolver todos os elementos.

 

Sanduíche

Espreite também:  Café - Benefícios para o Corpo e para a Mente

No Dia da Sanduíche (e não só!), prepare uma opção diferente e partilhe estas sugestões com amigos ou familiares! As sanduíches não são necessariamente pouco saudáveis ou fracas em nutrientes nem muito calóricas ou ricas em gordura.

Em conclusão, basta escolher e equilibrar os elementos certos, nas quantidades certas… e as assim opções são praticamente infinitas! 😋

Post Author: Diogo Ventura