Cozinha saudável

Cozinha Saudável – 5 Dicas para Cozinhados mais Saudáveis


A 8 de novembro, assinala-se o Dia Europeu da Alimentação e da Cozinha Saudáveis. Uma data que visa sensibilizar a população em geral – e cada um de nós em particular – para a problemática da Obesidade. Nesse sentido, expressa ainda a necessidade de adotar um estilo de vida saudável, a começar na cozinha.

Desta forma, dedicamos esta Dica de Nutrição à Alimentação e à Cozinha Saudável. Assim, partilhamos cinco dicas práticas, para tornar a sua cozinha e os seus cozinhados mais saudáveis!

 

1. Utilize apenas o azeite como gordura

O azeite é uma gordura vegetal rica em polifenóis. Visto ser composto por ácidos gordos monoinsaturados e atuar como antioxidante sobre os lípidos no sangue, é considerada a gordura mais saudável. Em adição, contribui ainda beneficamente para a saúde em vários aspetos.

O azeite auxilia igualmente no controlo dos níveis de colesterol e na prevenção de doenças cardiovasculares e de determinados tipos de cancro.

Para além das suas fortes componentes antioxidante e anti-inflamatória, o Azeite é um forte aliado na absorção de vitaminas. Aqui temos, por exemplo, as vitaminas A, D, E e K, lipossolúveis. Assim sendo, a sua inclusão para uma Cozinha Saudável é altamente recomendada.

 

Cozinha saudável

Espreite também:  Sanduíches - Sim! ...Mas como?

2. Escolha frigideiras anti-aderentes

Posteriormente, para além de optar por uma gordura saudável, é importante ter os utensílios certos na cozinha. Uma frigideira anti-aderente garante-lhe um menor uso de gordura na confecção dos seus cozinhados. Da mesma forma, esta será mais fácil de limpar, evitando ainda a acumulação de gordura queimada. 🍳

 

3. Evite os utensílios de madeira

Ao escolher os utensílios para a cozinha, opte pelos que são compostos por plástico ou por outro material não poroso. A madeira, por exemplo, é um material poroso. Como resultado, torna-se uma porta aberta à contaminação e à acumulação de bactérias. Importa saber, contudo, que nenhum método de desinfecção pode ser então totalmente eficaz.

Para além desta contaminação, a madeira, quando exposta à humidade, torna-se perigosa para a saúde. Por outras palavras, é bastante susceptível ao alojamento e ao desenvolvimento de bolores e fungos.

 

Cozinha saudável

Espreite também:  Dia Mundial do Combate à Obesidade

4. Troque o sal por ervas aromáticas

O sal é um dos grandes perigos da Cozinha quando utilizado em excesso ou de forma inconsciente. Eventualmente, poderá conduzir a problemas como a Hipertensão. Muitas alternativas têm sido repensadas, de forma de evitar o uso sal na Cozinha. Uma das mais práticas, saudáveis e saborosas é a utilização de ervas aromáticas.

Ricas em vitaminas e minerais, as ervas aromáticas contornam os efeitos negativos do sal. Em adição, auxiliam no fortalecimento do organismo, nomeadamente dos sistemas digestivo e imunitário.

Aqui ficam algumas sugestões para uma Cozinha Saudável! Em primeiro lugar, o Tomilho: forte aliado no combate ao envelhecimento e na prevenção de problemas respiratórios. Em segundo, o Manjericão: cujos benefícios antioxidantes e anti-inflamatórios são por todos nós já bem conhecidos.

Espreite o nosso artigo dedicado às ervas aromáticas Margão e experimente as sugestões que por lá deixamos! 🌿

 

Cozinha saudável

Espreite também:  Café - Benefícios para o Corpo e para a Mente

5. Descongele os alimentos no frigorífico

Um hábito comum é colocar os alimentos congelados na bancada ou mergulhados em água quente, para que descongelem. Acima de tudo, aqui está algo que não deve mesmo fazer.

Se o alimento congelado for peixe (incluindo frutos do mar) ou carne, o ideal é colocá-lo no frigorífico na véspera da confecção. Desta forma, o processo de descongelamento é feito a uma temperatura abaixo da temperatura ambiente. Em contrapartida, à temperatura ambiente ou em água tépida, os alimentos tornam-se susceptíveis de alojar bactérias. Com uma temperatura agradável, estas reproduzem-se e multiplicam-se então mais rapidamente.

No caso das verduras e dos legumes, estes podem ser confeccionados ainda congelados, evitando o processo de descongelamento.

 

Cozinha saudável


E está no ponto! Estas são algumas das dicas que temos para partilhar e que esperamos que tornem a sua Cozinha Saudável ainda mais saudável! 😄

👉 Confira mais artigos da Dica de Nutrição e outros destaques sobre Cozinha Saudável e Receitas, no nosso blog.

Post Author: Diogo Ventura