Chás

Chás para os Dias de Frio


Com a chegada de dezembro, chega também o tempo de chuva e de frio. Com dias pouco convidativos a passeios, ficar entre mantas e chás torna-se a primeira escolha… Embora treinar no STILL FIT também ajude a aquecer bastante! ❄

A pensar em quem prefere ficar por casa, reunimos nesta Dica de Nutrição cinco benéficas sugestões de chás. Para além de aromáticas e saborosas, estas sugestões comportam diversas mais-valias para a saúde.

Cinco opções com focos distintos, que podem ainda assim ser tomadas a praticamente todos os momentos do dia. 🍵

 

🍵 Chá de Frutos Vermelhos 🍵

O Chá de Frutos Vermelhos é uma opção cada vez mais popular.

De entre os seus benefícios, destaca-se a sua ação antioxidante, que protege as células contra o envelhecimento e outros fatores externos. É possível assim atenuar consequências da exposição à poluição e ao tabaco, contribuindo para a prevenção de determinados tipos de cancro.

Como resultado dos seus teores de fibras, ácido fólico e Vitamina C, o Chá de Fruto de Vermelhos auxilia ao emagrecimento. Em adição, é um aliado no combate a gripes e infecções, diminuindo o colesterol e o risco de complicações cardíacas.

 

Chás


🍵 Chá de Cebola 🍵

Conhecido pelos seus benefícios ao nível respiratório e da voz, o Chá de Cebola é um eficiente expectorante. Como efeito, auxilia na eliminação da tosse, da rouquidão e da mucosidade.

Para além do benefício acima referido, o Chá de Cebola é antioxidante, protegendo as células do envelhecimento precoce. Ao ser anti-inflamatório, contribui ainda para a recuperação e o tratamento de inflamações internas (garganta e estômago) e externas (pele), por exemplo.

Com características depurativa e diurética, atua igualmente na eliminação de toxinas, na redução do colesterol e na retenção de líquidos.

Espreite também:  Nutella - Crie a sua Própria Receita Saudável


🍵 Chá de Dente de Leão 🍵

Um chá pouco comum, embora bastante benéfico é o Chá de Dente de Leão. Apesar de produzir efeitos em áreas específicas, tem uma forte ação anti-inflamatória, atuando sobre todo o organismo. Por outro lado, fortalece o sistema imunológico e auxilia na resolução e na atenuação de doenças como a Obesidade e a Diabetes.

O Chá de Dente de Leão, graças ao seu poder regenerador, é ainda um aliadona recuperação do fígado, diariamente desgastado por diversos alimentos e bebidas.

 

🍵 Chá Preto 🍵

Pelo seu poder energizante e ao ser termogénico, o Chá Preto tem um papel importante na estimulação mental e na promoção de um bom humor. Uma opção que contribui, sem dúvida, para o emagrecimento e para uma sensação de bem-estar, diminuindo sinais de cansaço e sonolência.

O Chá Preto atua sobre distúrbios digestivos e intestinais, visto ser antioxidante, anti-inflamatório e rico em taninos.

Os sistemas respiratório e circulatório beneficiam igualmente dos efeitos do Chá Preto. Este contribui para facilitar e controlar a respiração, por exemplo em casos de asma, e aumenta a irrigação coronária.

 

🍵 Chá de Camomila e Erva Cidreira 🍵

Se o chá anterior é pouco comum, é difícil superar a popularidade do Chá de Camomila e Erva Cidreira.

Conhecido pelo seu poder calmante, este chá melhora significativamente a qualidade do sono e do descanso. É importante não esquecer este fator, cada vez mais influente para a Saúde física e mental. Quanto ao descanso e aos distúrbios associados, este chá tranquiliza o nervosismo e a agitação.

O Chá de Camomila e Erva Cidreira tem igualmente impacto noutros sistemas do organismo. Passando pelas cólicas e perturbações renais, os seus benefícios alcançam problemas como as dores de cabeça, as palpitações e a tosse.

Por fim, além de atenuar a retenção de líquidos, este chá contribui ainda para a limpeza e revitalização da pele.

 

Chás

Espreite também:  Café - Benefícios para o Corpo e para a Mente

Sem ideias para a bebida da manhã, do lanche ou da noite? Experimente uma das nossa sugestões!

Quentes ou frias, embora o tempo convide às primeiras, estas cinco variedades de chás, são ricas fontes de hidratação eexcelentes recursos de vitaminas, minerais e fibras. Desta forma, contribuem positivamente para vários pontos do organismo e para o organismo como um todo em funcionamento.

Post Author: Diogo Ventura