Bolachas Saudáveis

Bolachas saudáveis… para fazer em casa!

Nesta Dica de Nutrição, decidimos falar sobre bolachas e partilhar consigo algumas curiosidades sobre este popular snack, assim como uma receita bastante simples e várias dicas práticas, para que possa criar bolachas saborosas – e saudáveis! – em casa. 🍪

As bolachas assumem, desde cedo, um papel bem vincado ao nível da nossa Alimentação. Começamos por comer bolachas com poucos meses de idade, passamos a levá-las em pequenas porções para o lanche da escola e, num salto, tornam-se a nossa primeira escolha para um snack rápido na Faculdade. Mais tarde, a dúvida acaba por recair sobre quais as melhores bolachas para ter à mão na secretária, seja para petiscar pela manhã ou para acalmar o estômago quando o dia de trabalho termina mais tarde.

Atualmente, sob as suas mais variadas formas, as bolachas são um dos principais alimentos consumidos pela população adulta, e por isso impõe-se uma necessidade crescente de criar opções mais saudáveis, sem que estas percam a vertente apelativa promotora de vendas.

 

Bolachas

 

O consumidor é também mais exigente, mais consciente e mais ponderado, olhando não apenas para o preço do que compra, mas também para a composição nutricional dos Alimentos que coloca no carrinho, em especial dos que podem comprometer um dado regime alimentar ou comportar excessos ao nível de determinados componentes.

Desta forma, se as bolachas são um snack recorrente na Alimentação e um dos itens que, com maior frequência incluímos na lista de compras, perante a vasta e cada vez mais alargada oferta, o importante acaba por ser escolher bem e com atenção; uma questão que abordámos anteriormente num artigo da Dica de Nutrição.

Para além do alerta, de maneira a simplificar o processo de escolha de uma alternativa saudável, nesta Dica de Nutrição deixamos-lhe uma receita simples e prática, para que possa criar bolachas saudáveis em casa, e ainda algumas sugestões de ingredientes pelos quais pode optar na confecção das mesmas.

📝 Ingredientes:

・200g de farinha de trigo sarraceno
・70g de farinha de arroz integral
・90g de açúcar mascavado
・80g de óleo de coco
・1 ovo
・1 colher de chá cheia de fermento para bolos

⏲ Preparação:

・Pré-aqueça o forno a 180ºC;
・Misture e mexa o ovo com o óleo de coco;
・Adicione e envolva os restantes ingredientes;
・Bata o preparado com a batedeira até formar uma massa homogénea;
・Retire a massa do recipiente e coloque-a bancada;
・Forme um rolo com o preparado e enrole-o em papel vegetal;
・Leve ao frigorífico por 30 minutos;
・Retire a massa do frio e corte o rolo às fatias (com cerca de 1 cm de espessura);
・Forre um tabuleiro com papel vegetal e disponha as bolachas;
・Calque-as para que fiquem finas;
・Leve as bolachas ao forno por 10 a 15 minutos;
・Deixe arrefecer e sirva ou guarde num frasco de vidro.

 

Receita Bolachas

 

💡 Dicas práticas:

・Para tornar as suas bolachas mais saudáveis, sugerimos que troque a farinha tradicional por farinha de coco, farinha integral ou farinha de aveia;

・Pode igualmente substituir o açúcar branco refinado por açúcar amarelo ou mascavado;

・O papel vegetal é também uma opção, nomeadamente como substituto da manteiga ou da margarina na hora de untar formas ou forrar o tabuleiro.

Esperamos que a Dica de Nutrição e a receita que aqui partilhamos lhe sejam úteis, e que surpreenda amigos, convidados e familiares, com estas saudáveis e deliciosas bolachas, para saborear sem qualquer peso na consciência. 😋

👉 Leia mais artigos da Dica de Nutrição e consulte outras Receitas saudáveis do nosso Blog.

Post Author: Diogo Ventura