6 Truques para as Receitas de Natal

Com uma mesa (ou por vezes mais do que uma) recheada de doces, salgados e petiscos para todos os gostos, resistir a tantas iguarias acaba por não ser uma tarefa fácil. Ainda assim, escapar aos efeitos dos conhecidos fritos e açucarados do Natal não tem de ser impossível.

De forma a reduzir as porções de açúcar e gorduras dos habituais pratos de Natal – das entradas às sobremesas – partilhamos, nesta Dica de Nutrição, seis pequenos truques para que possa desfrutar dos sabores e das mais tradicionais receitas de Natal, sem se preocupar com o peso na consciência… ou na balança.

 

1. Determinadas receitas de Natal, geralmente fritos, podem ser finalizados no forno. Este truque aplica-se no caso das rabanadas ou das azevias (por exemplo), atenuando desta forma – para além dos excessos da própria receita – as agravantes de ser um frito envolvido em açúcar e canela.

 

Espreite também:  Diabetes - Tipos, Dados e Prevenção

2. No caso das receitas que são envolvidas em ou adoçadas com açúcar e canela, como é igualmente o caso das filhós de Natal, procure adicionar uma maior proporção de canela do que açúcar na mistura a utilizar. Desta forma, conseguirá reduzir a utilização de açúcar e manter o sabor doce da cobertura.

 

Receitas Natal Canela

 

3. Reduza, a nível geral nas receitas de Natal, as quantidades de açúcar utilizadas e (como pode também aplicar no ponto 2) substitua o açúcar branco refinado por açúcar amarelo ou mascavado.

 

👉 Nas receitas de Natal e de todo o ano, reúna na sua Cozinha as condições nutricionais e ambientais mais apropriadas, para que possa preparar os seus cozinhados da forma mais saudável e saborosa. Descubra neste nosso artigo de que forma o pode fazer. 👈

 

Espreite também:  Gengibre - 10 Benefícios para a Saúde

4. A quarta sugestão desta Dica de Nutrição passa pelo leite, que tantas vezes incluímos e encontramos em doces e sobremesas de Natal, e que pode ser magro ao invés de gordo ou meio-gordo.

 

Receitas Natal Leite

 

5. À semelhança de grande parte dos ingredientes das receitas de Natal, também a farinha tradicional e refinada pode ser substituída por uma mais saudável como a farinha de aveia, de coco ou outras farinhas integrais.

 

6. Nos pratos assados, evite incluir gorduras para além do azeite e, mesmo no caso do azeite, evite os excessos. Pode igualmente recorrer a especiarias para melhorar o sabor dos pratos de Natal e assim cortar no sal utilizado.

 

Espreite também:  A Abóbora e o Halloween 🎃

Receitas Natal Azeite

 

Com um (ou mais!) destes simples truques, conseguirá tornar os habituais pratos e doces natalícios ainda mais saborosos e saudáveis! Por vezes, basta uma pequena alteração na receita, para fazer toda a diferença no resultado final.

👉 Consulte aqui outros artigos da Dica de Nutrição e mais Receitas saudáveis e práticas!

Post Author: Diogo Ventura