8 Dicas para Compensar os Excessos do Natal

Com a Passagem de Ano à espreita, resta pouco tempo para recuperar dos excessos do Natal a tempo de entrar no novo ano com o pé direito. Ainda assim, toda a hora é uma boa hora para compensar os doces e os salgados do Natal, eliminando os excessos que ameaçam fazer-nos perder tudo o que conquistamos a correr na passadeira e a levantar peso no Ginásio.

Neste pequeno Guia da Dica de Nutrição, reunimos 8 dicas (simples e práticas) para compensar os excessos do Natal e regressar gradualmente ao equilíbrio da rotina alimentar:

 

Evite a “refeição da asneira” na semana após as Festas
Com o elevado nível de açucarados tradicionalmente associado à quadra natalícia, é comum a vontade de cometer mais alguns desvios na dieta, seguindo o ditado “perdido por cem, perdido por mil”. Na prática, não funciona assim, e bem sabemos que a recuperação dos cem não é igual à recuperação dos mil.

 

Aposte nos líquidos
Hidratar é sempre uma excelente opção, e hidratar após os excessos cometidos à mesa é sem dúvida fundamental. Para além da água, o consumo de frutas e vegetais em sopas e saladas é igualmente uma boa fonte de hidratação e de reposição de nutrientes, contribuindo para o bom funcionamento da flora intestinal.

 

Dicas Excessos Natal 1

 

Mantenha-se em forma
Não descurar a atividade física – por mais simples que esta possa parecer – é crucial para atenuar alguns dos excessos do Natal. Uma leve e rápida ida ao Ginásio ou pequenos passeios pelo campo são duas sugestões que combinam na perfeição exercício ligeiro e descontração, para que não perca a forma, mesmo durante as férias.

 

Retome a rotina alimentar
Recuperar com celeridade os hábitos alimentares – geralmente postos à beira do prato durante o Natal – é essencial para evitar que a ingestão excessiva de calorias se torne diária e banal e que todos os potenciais erros na dieta tomem proporções mais acentuadas.

 

Dicas Excessos Natal 2

 

Equilibre para Passagem de Ano
Se sentir que, durante o Natal, contornou por várias vezes a dieta ou descurou demasiado o exercício físico, aproveite os dias entre o Natal e a Passagem de Ano para equilibrar a alimentação e opte por fazer agora refeições mais leves e incluir snacks mais saudáveis.

 

Reduza as fontes de açúcar
Quer seja no pequeno-almoço ou no lanche de todos os dias, quer seja até à Festividade seguinte, procure reduzir as fontes de açúcar (e também de gordura) ingeridas, cortando no que for possível e optando por alimentos mais saudáveis e ricos em fibras e vitaminas.

 

Dicas Excessos Natal 3

 

Opte pela Suplementação adequada
Se escolher incluir alguma Suplementação no dia-a-dia, opte pela mais adequada, de forma a reduzir o impacto dos excessos alimentares nesta época do ano. Contacte a nossa Equipa de Nutrição, para saber mais ou esclarecer qualquer dúvida.

 

Continue a par da Dica de Nutrição
Ler e recolher informação prática e útil é fundamental. Continue a acompanhar os artigos da Dica de Nutrição e de Treino e Suplementação, sejam eles receitas, truques ou conceitos teóricos, para que os possa implementar e conseguir um estilo de vida mais saudável.

Post Author: Diogo Ventura