12 Resoluções para o Novo Ano

Ano novo, vida nova; e assim deve ser. Em época de resoluções, deixamos-lhe aqui algumas sugestões e medidas simples para conseguir alcançar, de forma consciente e progressiva, um estilo de vida mais saudável, optando por um novo caminho em direção ao bem-estar completo, com saúde e uma melhor forma física.

 

Beba mais água

A hidratação é um pilar fundamental no bom funcionamento do organismo, não apenas na época de verão, mas durante todo o ano. Para além das sopas, das frutas e dos vegetais, a ingestão de água deve ter lugar de forma regular durante todo o dia, de modo a atingir a meta diária de 1,5L.

 

Reduza o consumo de carnes vermelhas

Inclua proteína na sua rotina alimentar, mas opte por fontes que fujam às carnes vermelhas, tais como o ovo, as carnes brancas e o peixe, para além de fontes de proteína vegetais. O consumo de carnes vermelhas não deve exceder as duas refeições semanais.

 

Coma mais fruta

Embora geralmente associadas ao final das refeições principais e ingeridas como suplemento, as frutas devem ser encaradas como alimentos ricos e com um papel poderoso ao nível da nossa rotina alimentar. O consumo diário aconselhável passa por um mínimo de 2 a 3 peças de fruta.

 

12 Resoluções para o Novo Ano - Fruta

 

Opte pelos produtos hortícolas

Para além das frutas, também os produtos hortícolas devem ser considerados como eixos importantes da alimentação e incluídos de forma diversificada nas refeições principais – almoço e jantar – para que, para além dos benefícios que comportam, compensem a ingestão de outros alimentos como hidratos de carbono ou fritos.

 

Diga não às dietas drásticas

Optar por uma alimentação equilibrada e regrada não pode ser sinónimo de seguir uma dieta exageradamente restritiva ou impeditiva. As dietas drásticas devem ser evitadas ao máximo e a renovação de hábitos alimentares deve ser aconselhada e acompanhada por um nutricionista.

 

Dê asas à criatividade, evitando o desperdício alimentar

Por questões económicas, sociais, éticas e ambientais, entre outras razões, o desperdício alimentar deve ser reduzido e desencorajado. Assim sendo, é sempre uma boa ideia dar asas à criatividade e experimentar novas receitas, com base noutras que correram bem.

 

12 Resoluções para o Novo Ano - Alimentação

 

Diminua o consumo de embalados e processados

Dê preferência, sempre que possível, a alimentos frescos como frutas, legumes e proteínas que não tenham sido embalados ou demasiado trabalhados. Os alimentos refinados e processados são tendencialmente prejudiciais para diversos aspetos da saúde.

 

Descubra novos alimentos e novos temperos

Viaje sem sair de casa e explore as Cozinhas do mundo, descobrindo novos alimentos e temperos, que podem tornar os seus cozinhados ainda mais saborosos e contribuir com múltiplos benefícios e nutrientes para a construção de uma dieta rica e saudável.

 

Equilibre a alimentação com o seu estilo de vida e os seus objetivos

Os alimentos que consome são processados pelo organismo, podendo ou não ser eliminados. É importante perceber se tem um estilo de vida mais ou menos ativo, com mais ou menos atividade e queima de gordura e calorias, para compreender de que forma pode orientar e equilibrar os seus hábitos alimentar.

 

12 Resoluções para o Novo Ano - Atividade

 

Mantenha uma rotina ativa

Procure manter-se em atividade de forma regular; treine no Ginásio, faça Aulas de Grupo e não descure os pormenores do dia-a-dia como, por exemplo, optar pela escada e não pelo elevador, fazer a pé pequenos trajetos e evitar estar muito tempo na mesma posição.

 

Reserve tempo para cuidar de si

Coma de uma forma mais correta, treine e pratique atividade física mais regularmente e zele  também pelo seu bem-estar psicológico e emocional. O stress é um dos fatores mais preponderantes no desenvolvimento de problemas fisiológicos, físicos e psicológicos, pelo que deve ser evitado. Reserve o máximo de tempo possível para fazer aquilo de que gosta, para descansar e para cuidar de si.

 

Leia e reúna informação 

Para além desta Dica de Nutrição, pode ler outros artigos – incluindo os artigos de Treino e Suplementação – e colecione informação útil e prática, que possa actuar como guia na promoção de um estilo de vida mais saudável e mais feliz.

Post Author: Diogo Ventura