10 Benefícios do Gengibre

Gengibre | 10 Benefícios para a Saúde

Em chás, sopas ou sumos, o gengibre é uma peça cada vez mais presente na rotina alimentar de homens e mulheres de todas as idades e com diferentes estilos de vida.

Como alimento ou apenas condimento, o gengibre, assegurado pelo seu sabor único e por todas as suas componentes, não deixa ninguém indiferente.

Nutricionalmente, podemos encontrar, em 100 g de gengibre, cerca de 79 g (79%) de água; 18 g de hidratos de carbono; 2 g de fibras e 2 g de proteína. Para além de um valor calórico a rondar as 80 Kcal.

Assim sendo, dada a popularidade emergente do gengibre e a crescente procura pela especiaria, dedicamos-lhe um artigo. Nesta Dica de Nutrição partilhamos então 10 benefícios do gengibre para a saúde… Sem esquecer o treino e a atividade física!

Redução da pressão arterial

Em primeiro lugar, realçamos a atividade do gengibre na inibição e na acumulação de gordura nos vasos sanguíneos. Nesse sentido, tem a capacidade de regular a pressão em organismos com tendência para elevados níveis de pressão arterial. O gengibre atua ainda de forma direta sobre o sangue, tornando-o menos espesso e melhorando a circulação sanguínea.

… e dos níveis de lípidos e açúcares no sangue

Para além de evitar a acumulação de gorduras dos vasos sanguíneos, o gengibre possui também uma vertente anti-diabética. Deste modo, auxilia na diminuição dos níveis de açúcar no sangue, tanto a nível imediato como com efeitos prolongados.

Prevenção de doenças cancerígenas

Graças à presença de 6-gingerol, o gengibre é um forte aliado na prevenção de doenças cancerígenas. Um benefício com maior impacto a nível intestinal, uma vez que a substância impede o desenvolvimento e a propagação de células cancerígenas na região do cólon.

Antioxidante e anti-inflamatório

O gengibre é igualmente benéfico a outros níveis. Primeiro, a nível anti-inflamatório, atuando fortemente ao nível de bronquites, gripes, constipações e irritações respiratórias. Por outro lado, a nível antioxidante, no combate ao envelhecimento celular precoce e na prevenção de alguns tipos de cancro.

Doenças respiratórias como, por exemplo, a asma são igualmente atenuadas pelos efeitos terapêuticos do gengibre.

 

10 Benefícios do Gengibre

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Articulações mais saudáveis

A artrite, assim como outros problemas como a degeneração das articulações, é comum e pode conduzir a dores fortes e prolongadas em todo o corpo. O gengibre, natural ou em extrato, produz efeitos positivos no alívio das dores nas articulações, podendo evitar a toma de medicação excessiva.

… e ainda menos dores musculares!

Do mesmo modo, a atuação do gengibre sobre as dores nas articulações acabam por ter efeito sobre o músculo. No gengibre encontramos vários benefícios ao nível da recuperação muscular e posteriormente na prevenção de dores e inflamações.

Atividade antimicrobiana

Uma vez que é bastante rico em Vitamina C, o gengibre é um dos melhores amigos do sistema imunitário. Desta forma, fortalece o organismo e combate infeções e inflamações, aliviando os sintomas e o desconforto associados a diversas doenças respiratórias.

Amigo do estômago

A nível estomacal, o gengibre compreende, sobretudo sob a forma de chá, ótimos benefícios no combate aos gases e à azia. Como resultado, defende o organismo das principais bactérias causadoras de problemas no estômago como gastrites, úlceras e o desenvolvimento de doenças cancerígenas.

 

10 Benefícios do Gengibre - Chá

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Facilitador da digestão

inchaço e os problemas de indigestão e intestinais são alcançados pelos benefícios da especiaria. O gengibre torna-se então um forte aliado no processo digestivo e uma escolha acertada para acompanhar ou compensar refeições pesadas e ricas em gorduras.

E uma ajuda na perda de peso!

Um dos mais populares benefícios do gengibre está relacionado com o emagrecimento. Não só em termos de inchaço (como referido no ponto anterior), mas ainda na própria queima de gorduras e calorias.

Enquanto termogénico, o gengibre acelera o metabolismo, graças aos compostos 6-gingerol e 8-gingerol. Deste modo, promove a produção de calor e suor corporais e impulsiona o gasto calórico em mais de 10%.

Contudo, para conseguir resultados ao nível de emagrecimento e perda de peso, não basta optar pelo gengibre. É imprescindível combinar o consumo dos alimentos certos com a prática regular de exercício físico e uma alimentação saudável equilibrada. Apenas assim conseguirá resultados positivos e saudáveis!

 

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Por fim, é importante referir que o gengibre não é remédio para todos ou quaisquer problemas. Desta forma, o consumo  deve ser regrado e controlado, preferencialmente com a orientação de um nutricionista. Quando consumido em excesso, pode resultar em hipoglicemia e hipotensão, défices de açúcar e pressão arterial, respetivamente, entre outras complicações.

 

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Post Author: Diogo Ventura