10 Combinações de Alimentos a Incluir na Dieta

Na sua dieta, encontra certamente uma receita preferida… E esta receita resulta em muito do prazer que a combinação de alimentos lhe proporciona. O que pode ainda não saber é que essa combinação, para além de saborosa, pode ser uma união nutricionalmente perfeita.

A combinação de alimentos saudáveis é uma estratégia que assenta no conceito de que certos alimentos são potencializados por outros. Estes, quando consumidos na mesma refeição, são bem digeridos, melhoram a absorção de nutrientes e prolongam a saciedade por mais tempo.

No fundo, funcionam como um casal perfeito… E nada melhor do que o mês do Amor para descobrirmos estas 10 fantásticas combinações alimentares a incluir na dieta!

 

1. Arroz e Feijão

A complementaridade do arroz e do feijão é sobretudo importante na dieta vegetariana. A conjugação de cereais com leguminosas é sem dúvida uma fonte de aminoácidos essenciais ao organismo.

O arroz, por exemplo, tem uma menor quantidade de lisina (aminoácido essencial) com a inclusão do feijão na mesma refeição. Desta forma, asseguramos uma ingestão adequada do aminoácido, uma vez que, por outro lado, o feijão é rico em lisina.

 

Dieta Combinacoes

Espreite também:  6 Truques para as Receitas de Natal

2. Banana e Manteiga de Amendoim

Ninguém está alheio aos importantes efeitos dos hidratos de carbono da banana e da proteína da manteiga de amendoim. Em virtude destes nutrientes, ambos os alimentos são essenciais na dieta, especialmente para a prática de exercício físico e para a regeneração muscular.

Se, por vezes, se questiona quanto ao que comer antes ou depois do treino, estas opções podem ser a solução.

3. Tomate e azeite

Aqui está uma combinação rica e deliciosa! Mas de que forma o tomate e o azeite se complementam? Em primeiro lugar, o azeite é rico em gordura, pelo que aumenta a absorção de licopeno, um antioxidante lipossolúvel do tomate.

Uma salada de tomate e azeite auxilia assim na prevenção de doenças cardíacas, combatendo o envelhecimento e reduzindo inflamações.

 

Dieta Combinacoes

 

4. Couves e Salmão

Combinar estes dois alimentos na dieta e no prato é decerto uma excelente opção. O Cálcio presente na couve é fundamental para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose, especialmente nas mulheres.

Por outro lado, num trabalho conjunto, a vitamina D do salmão auxilia na absorção desse mineral.

5. Framboesas e Queijo

Enquanto frutos, as framboesas são uma ótima fonte de fibra. Em contrapartida, no queijo encontramos uma opção rica em caseína, uma proteína de absorção lenta. Como resultado conjunto, estes dois alimentos prolongam a saciedade, contribuindo para o equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

Deixamos-lhe a sugestão: envolva framboesas e queijo cottage! Verá que, para além de um excelente sabor, sentirá saciedade e satisfação durante mais tempo.

 

Dieta Combinacoes

Espreite também:  Alimentação Saudável - O Segredo das Porções

6. Cereais integrais e papaia

Certamente já leu que os cereais integrais são ricos em zinco. Pode é não saber ainda que, ao combinar cereais com a papaia, conseguirá mais Vitamina A, aumentando a sua assimilação.

Experimente incluir na dieta um lanche com granola e papaia! Os benefícios destes alimentos são muitos, nomeadamente na proteção contra radicais livres causadores de doenças e do envelhecimento precoce.

7. Frutos secos e Espinafres

Nozes, amêndoas, pinhões e pistácios são altamente ricos em gorduras saudáveis (Ómega 3), imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo. Uma ação particularmente útil ao nível da prevenção de doenças cardiovasculares. Por sua vez,  os espinafres são ricos em Vitamina K, que, ao ser lipossolúvel, necessita de gordura para ser absorvida.

Desta forma, quando combinada com a gordura dos frutos secos, a absorção de Vitamina K é altamente promovida. Dados os benefícios destes alimentos, incluindo igualmente ao nível da circulação sanguínea, incluí-los numa salada é uma excelente opção.

8. Chá Verde e Limão

O Chá Verde contém catequinas, antioxidantes cuja ação é potencializada na presença de alimentos ricos em Vitamina C. É aqui que entra o limão! Esta interessante combinação de antioxidantes e vitaminas atua em várias frentes, especialmente no reforço do sistema imunitário.

Quando tomar Chá Verde novamente, não se esqueça de, por exemplo, comer um Kiwi! Afinal, é este o fruto mais rico em Vitamina C.

 

  Dieta Combinacoes 

Espreite também:  Água - Os Benefícios da Hidratação

9. Vegetais verde-escuros e Limão

O limão, rico em Vitamina C, potencia a absorção do ferro então presente em vegetais como couves, espinafres ou agrião. Experimente temperar os seus vegetais com limão ou ainda adicionar laranja às suas saladas… Assim conseguirá combinações saudáveis e deliciosas!

10. Carne e Brócolos

Por fim, mais uma excelente combinação! A carne é rica em ferro, um mineral que é facilmente absorvido pelo organismo na presença Vitamina C. E é entre os vegetais mais ricos em Vitamina C que encontramos os brócolos. Estes dois alimentos são ainda aliados no reforço do sistema imunitário.

 

Em suma, a combinação alimentar na dieta é essencial, uma vez que alguns alimentos funcionam como complementos, auxiliando na absorção de nutrientes. No entanto, o contrário também pode acontecer, já que determinados alimentos não devem ser consumidos em simultâneo na mesma refeição.

👉 Leia mais artigos da Dica de Nutrição e consulte outras Receitas Saudáveis no nosso blog!

Post Author: Diogo Ventura