BCAA – Aminoácidos de Cadeia Ramificada

BCAA é a sigla para branch-chained aminoacids, que, em português, significa aminoácidos de cadeia ramificada. Em resumo, são compostos por três aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina.

Ao serem essenciais, estes aminoácidos não são sintetizados pelo próprio organismo. Deste modo, são apenas obtidos através de fontes alimentares com maior teor destes aminoácidos como carne, peixe, ovos e lacticínios. Na dieta vegetariana, podem ser encontrados, embora em menor teor, em opções como arroz integral, lentilhas, soja e frutos secos.

 

BCAA


Benefícios

Os principais benefícios associados ao BCAA passam pela diminuição do catabolismo proteico e a promoção da síntese proteica a nível muscular.

Durante a atividade física, o corpo gasta mais energia. De modo a suportar essa exigência, entra em estado catabólico, necessitando de nutrientes para continuar a fornecer energia. Desta forma, na falta de nutrientes, o organismo vai buscar os aminoácidos presentes nos nossos tecidos. Como consequência, degrada então a proteína presente no músculo e conduz à perda de massa muscular. Neste sentido, torna-se benéfico complementar a dieta com aminoácidos na forma de suplementação, prevenindo o desgaste de massa muscular.

Existe igualmente um outro benefício associado ao consumo desta suplementação na prática de exercício físico. Ao ingerirmos BCAA, é possível aumentar o foco e a intensidade do treino. Estes aminoácidos são então responsáveis por atenuar o efeito do triptofano, outro aminoácido presente no organismo. O triptofano é então convertido em seotonina, que gera bem-estar, felicidade, letargia e relaxamento, dificultando a prática física intensa.

 

BCAA


É ainda importante mencionar o benefício dos BCAA enquanto suplemento para a dieta alimentar. Ao praticar uma dieta hipocalórica, o corpo entra em défice calórico de maneira a perder peso. Assim, mesmo com um plano alimentar estruturado às necessidades individuais, o corpo perde tanto massa gorda como massa muscular.

No entanto, a massa muscular é a que pretendemos manter ao máximo… E é aqui que podemos beneficiar dos BCAA! Graças ao seu efeito, é possível minimizar a degradação proteica a nível muscular no decorrer deste tipo de dieta alimentar.

Como tomar?

A ação deste suplemento passa sobretudo por compensar a quebra proteica no músculo após o exercício, diminuindo o catabolismo durante o mesmo. Desta forma, a suplementação de BCAA pode ser tomada antes, durante e após o treino, de acordo com a disponibilidade de cada pessoa.

Para saber como integrar esta suplementação na sua dieta, aconselhe-se com um nutricionista certificado. Marque a sua consulta nos nossos ginásios:

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Post Author: Diogo Ventura