Chia

Os 7 Super Nutrientes da Chia

A Chia é uma planta proveniente da Guatemala e de algumas zonas do México. É, sem dúvida, na forma de semente que a mais frequentemente a vemos ser comercializada. Trata-se de um alimento muito rico em vários nutrientes, podendo então ser integrado na rotina alimentar… Caso ainda não o faça, claro!


Os 7 Super Nutrientes da Chia:

・ Fibra: Estas sementes têm um alto teor de fibra, ajudando na diminuição da hipertensão e do colesterol. Por outro lado, melhoram ainda a obstipação e estabilizam os níveis de glicemia, ajudando a prevenir e controlar a Diabetes.

・ Minerais: Apresentando valores elevados de Cálcio (ainda superiores aos do leite), Fósforo e Magnésio, contribui decerto para a saúde óssea. Assim, a Chia torna-se uma ótima alternativa para quem não pretende ou não pode consumir leite.

・ Antioxidantes: Ao possuírem antioxidantes, estas sementes neutralizam os radicais livres. Como resultado, auxiliam na prevenção de doenças cancerígenas.

・ Ómega 3: Este ácido gordo é responsável pela prevenção de doenças cardiovasculares como os AVC. O Ómega 3 ajuda igualmente na diminuição do colesterol e dos triglicéridos.

・ Ferro: Quem tem anemia ferropénica encontra aqui uma alternativa a outros alimentos ricos em Ferro, nem sempre tão apreciados por todos. É o caso, por exemplo, dos espinafres e da beterraba.

Proteína: Quando comparada com outros alimentos de origem animal, a Chia é bastante rica em proteína. Deste modo, contribui beneficamente de diversas formas para quem pratica atividade física.

・ Potássio: Por último, eis outro nutriente que lhe trará benefícios para o treino e para prática da atividade física. Para além das componentes anteriores, a Chia é igualmente rica em Potássio.

 

 

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Em suma, apesar de todos estes benefícios, há que ter em conta que a Chia é um alimento muito calórico. Por exemplo, 25g (1 porção) destas sementes contêm aproximadamente 112 Kcal. Nesse sentido, é necessário um consumo controlado das mesmas.

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Post Author: Diogo Ventura