Alimentação Saudável Porções

Alimentação Saudável – O Segredo das Porções

Em primeiro lugar, o controlo das porções é a chave para manter um peso saudável com sucesso! Para uma alimentação saudável e equilibrada, para além da confecção utilizada, há que ter em atenção as quantidades ingeridas.

Nos últimos 20 anos, as porções de comida servidas nos restaurantes duplicaram. Este aumento contribuiu sem dúvida para a elevada taxa de obesidade entre crianças e adultos. Não é de admirar que os portugueses lutem para perder peso, uma vez que diariamente ingerimos calorias em excesso.

De acordo com o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, os portugueses consomem 400 Kcal por dia a mais do que há 40 anos atrás. Com todas as refeições super dimensionadas, surge então a dificuldade de reconhecer as porções adequadas a cada um e nós.

 

As Porções são importantes para a Alimentação Saudável. Mas porquê?

Se quer perder alguns quilos, manter um peso saudável ou mesmo aumentar a massa muscular, as porções são importantes. Ingerir as quantidades de macronutrientes (hidratos de carbono, proteínas e gorduras) adequadas é tão fundamental como escolher os alimentos certos.

 

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O nosso organismo reage de forma negativa aos desequilíbrios alimentares, quer no aumento de ingestão quer na sua diminuição excessiva. Nesse sentido, é crucial saber quais as porções ideais para cada um. Quando o que é ingerido pelo organismo supera o necessário, estamos em excesso de nutrientes. Desta forma, alguns podem acumular-se, fazendo com que o peso aumente. Por outro lado, quando a ingestão é inferior à necessária, o organismo pode entrar em falência, causando carências nutricionais.

Controlando as porções, é possível conhecer as quantidades de alimentos a ingerir, atingindo assim objetivos estéticos ou de saúde. Ao almoço, por exemplo, ingere habitualmente uma fatia de carne que cobre todo o prato? Ou simplesmente metade da fatia? Com efeito, o controlo de porções de alimentos pode ser praticado, contribuindo para uma alimentação saudável mais eficaz.

 

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De qualquer modo, aconselhe-se sempre com um nutricionista. Nem sempre é fácil ter ideia de quanto se deve comer, abrindo então portas ao aumento de peso, ainda que ingerindo alimentos saudáveis! No fundo, estamos simplesmente a comer demasiado. Em contrapartida, se pretende aumentar a sua massa muscular, controlar as porções de alimentos é fundamental para alcançar as metas definidas.

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Post Author: Diogo Ventura