Abacate

Abacate – 5 Razões para Ficar Fã

 
Entre várias opções saudáveis, o abacate é cada vez mais apreciado um pouco por todo o mundo. Assim sendo, nesta Dica de Nutrição, o tema é mesmo esta pequena grande estrela da Cozinha!
 
A alimentação saudável é uma constante em crescimento; uma ideia aparentemente antagónica, mas sem dúvida real. A procura por alimentos e opções naturais é cada vez maior, levando à descoberta de novas iguarias e diferentes receitas. O abacate está aqui incluído. Seja em pratos e receitas, seja em pequenos snacks, este fruto reúne numa pequena porção inúmeras propriedades benéficas.

 

 

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Para além dos seus múltiplos benefícios para o organismo, este pequeno fruto comporta várias componentes nutricionais importantes. Aqui ficam 5 delas!

5 Benefícios Nutricionais do Abacate:

1. Fibras: num simples abacate, podemos encontrar 14g de fibras! Desta forma, ajuda a prevenir a Diabetes Tipo 2, contribuindo para o equilíbrio do peso através da saciedade que proporciona.

 

2. Triptofano: um aminoácido essencial, que permite ao organismo produzir serotonina, a hormona do bem-estar. Esta hormona permite igualmente a sensação de relaxamento, através da produção de melatonina.

 

3. Absorção de nutrientes: o abacate atua como impulsionador de nutrientes, auxiliando o organismo a absorver elementos lipossolúveis. Neste grupo incluem-se, por exemplo, as vitaminas A, D, E e K e antioxidantes como o alfa e o beta-caroteno e a luteína.

 

4. Vitaminas: este pequeno fruto contém vitaminas A, E, C e do completo B, minerais e ainda fitonutrientes. Estes últimos são fortes antioxidantes, sendo então fundamentais para a manutenção de células e de um organismo saudáveis.

 

5. Gorduras boas (saudáveis): por fim, as gorduras importantes para o organismo. Todos precisamos de incluir gorduras na alimentação. A gordura do abacate é monoinsaturada, contribuindo para a saúde do coração e equilibrando o açúcar no sangue e os níveis hormonais.

 

Abacate

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Aqui ficam estas 5 boas razões para incluir o abacate na rotina alimentar em diferentes receitas.

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Post Author: Diogo Ventura