Saúde, Exercício e Alimentação

Exercício e Alimentação – A Combinação Ideal

 

A Saúde é um assunto sério. Para manter uma mente e um corpo sãos, é importante aliar a prática de exercício físico com uma alimentação saudável. Nesta Dica de Nutrição, partilhamos informações práticas e úteis sobre o tema!

Exercício Físico

É com a prática regular de exercício físico que se torna possível alcançar o bem-estar físico e psicológico. Mas não só! A estética corporal e a motivação tão desejadas são igualmente alcançáveis através do exercício físico.

Em primeiro lugar, com a actividade física regular, o corpo aumenta o ritmo do seu metabolismo. Por outras palavras, aumenta a velocidade com que transforma o que é consumido através da alimentação em energia. Esta energia será então utilizada em todas as actividades diárias e na manutenção de ossos, tecidos e articulações.

A prática de actividade física auxilia, ao longo do tempo, no fortalecimento dos músculos e ossos, na correcção da postura e na adaptação a determinadas alterações na coluna vertebral e nas articulações. Desta forma, contribui, entre outros factores, para a prevenção de dores lombares e nos joelhos, atenuando os efeitos do envelhecimento.

 

Saúde, Exercício e Alimentação

 

É ainda de destacar a importância do exercício físico para a prevenção de diversas doenças. Por exemplo, ao evitar a perda de massa óssea, contribuiu para a prevenção de osteoporose. Por fim, não podemos esquecer que praticar exercício desenvolve a capacidade cardiovascular, prevenindo complicações cardíacas e a Diabetes. Para este último caso, os exercícios aeróbicos são, sem dúvida, os mais recomendados.

A nível psicológico, a prática física possui uma grande influência graças ao seu efeito anti-depressivo. Alguns estudos já comprovaram que o exercício reduz a ansiedade, diminui o stress e fortalece ainda a autoconfiança.

Em suma, o fundamental é manter a atividade! O tipo de exercício físico não tem importância crítica, a menos que haja algum objectivo específico em mente. 30 minutos de exercício, duas a três vezes por semana, permitirão beneficiar de diversos factores tanto estéticos como de saúde.

 

Nutrição

Antes de mais, a Equipa de Nutrição STILL FIT está disponível para te ajudar a manter uma alimentação saudável, equilibrada e diversificada, proporcionando as necessidades nutricionais do organismo, especialmente para quem pratica exercício físico.

Um bom plano alimentar traz imensos benefícios não só na redução ou no controlo do peso corporal, mas também na saúde física e mental.

Naturalmente, os alimentos têm sido utilizados como solução preventiva de doenças há vários anos. Vegetais como brócolos e espinafres ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Outros como a cebola e a cenoura são ricos em antioxidantes, atenuando o envelhecimento celular.

Desde cedo que ouvimos falar da importância do cálcio para a saúde e o fortalecimento dos ossos. No entanto, quando combinado com o ferro, a sua ação cresce bastante. Uma combinação de minerais que se pode encontrar em alimentos como leite e derivados, salmão, sardinha, espinafres e oleaginosas.

Em qualquer prática desportiva ocorre um desgaste do organismo, devido a fenómenos fisiológicos como o stress oxidativo, a inflamação muscular e perdas de fluídos e minerais. Uma alimentação correcta assume então um papel fundamental na preparação e  na recuperação do exercício físico. Esta proporciona o crescimento e a renovação do tecido muscular, fornecendo a energia essencial para o treino e todas as atividades quotidianas.

 

 

Por último, existem ainda alimentos como o chocolate e a banana, que proporcionam um melhor estado de humor. O espinafre, por sua vez, é rico em vitamina B e ácido fólico, dois nutrientes que ajudam a combater o stress.

Com a ajuda da equipa certa, manter uma boa saúde física e psicológica não é uma tarefa complicada. Basta apenas saber por onde começar!

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Post Author: Diogo Ventura