Café

Café – Benefícios para o Corpo e para a Mente

 

Nesta Dica de Nutrição, falamos sobre café. Uma bebida que muitos não dispensam, seja pela manhã ou ao longo do dia, para ajudar a repor energias. Nesse sentido, partilhamos aqui vários benefícios que este fornece tanto ao treino como à saúde física e mental.

Em doses moderadas, o café ajuda a manter a concentração, a vigilância e o tempo de reacção. Isto deve-se sobretudo ao facto de a cafeína estimular o sistema nervoso, libertando dopamina, o neurotransmissor da motivação, para o restante do corpo. Como resultado, aumenta o foco, baixa a percepção de fadiga e, consequentemente, proporciona um melhor desempenho durante o treino. Desta forma, reduz o nível de distração, fomentando a atenção à execução correcta dos exercícios. Graças a estas propriedades, o café pode ser considerado um ótimo substituto à Suplementação pré-treino.

É igualmente de salientar a capacidade que o café tem de estimular e acelerar o metabolismo celular. Dados os seus níveis de cafeína, substância predominante na bebida, aumenta a queima de calorias, ao utilizar a gordura corporal como fonte de energia em vez da glicose.

 

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Benefícios do Café para o Corpo e para a Mente

Para além do treino, não nos podemos esquecer dos benefícios que o café nos traz a nível de saúde do organismo. Por exemplo, pesquisas indicam que beber um ou dois cafés por dia pode ajudar a proteger contra a insuficiência cardíaca e a uma menor incidência de Diabetes Tipo 2. As propriedades antioxidantes desta bebida trazem benefícios para o metabolismo da glicose.

No âmbito da saúde mental, o café possuí um efeito antidepressivo natural, estimulado pela cafeína sobre o sistema nervoso central. Assim, aumenta a produção de neurotransmissores como a noradrenalina, a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Por outro lado, vários estudos comprovam que a cafeína afeta positivamente a memória a longo prazo.

 

Café

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De qualquer forma, é fundamental frisar que tudo é possível de forma moderada e sem adicionar açúcar ou adoçantes ao café. O consumo de cafeína deve ser controlado e rondar os 400mg diários. O valor correspondente a, aproximadamente, quatro expressos mais fortes.

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Post Author: Diogo Ventura